Quantos anos é preciso trabalhar para comprar uma casa de 100 m2 em Portugal?

in Idealista, 05 abril 2019
Image from Idealista, 05 abril 2019

Comprar casa custará mais ou menos consoante a localização de um imóvel: tudo depende do preço do metro quadrado (m2). E sim, há zonas bastante mais caras que outras. Bastará olhar para as diferenças no número de anos que seria preciso trabalhar para comprar o "mesmo" imóvel, em locais diferentes. Em Lisboa seriam necessários 45 anos de salário para comprar uma casa de 100 m2. Em Coimbra, por outro lado, seriam 23.

Uma família que decida pedir um empréstimo ao banco para comprar uma casa com 100 m2, em Viana do Castelo, terá de trabalhar 26 anos para conseguir pagá-la. Em Braga, Aveiro e Coimbra, ainda que com ligeiras diferenças, são necessários em torno de 23 anos.

Os números mais que duplicam se olharmos, por exemplo, para o caso de Lisboa. Na capital uma família terá de trabalhar mais de 45 anos, tal como em Faro, para adquirir um imóvel com as mesmas características. A diferença ainda será mais gritante se utilizarmos como termo de comparação o distrito de Castelo Branco, onde um agregado familiar terá somar salários de mais ou menos 15 anos para comprar casa – são menos 30 anos que em Lisboa.

Na prática, comprar casa em qualquer cidade do interior do país significa poder comprar casa, com menos anos de trabalho. Portalegre, Viseu, Bragança e Guarda são outros exemplos, onde entre 15 e 17 anos são suficientes para pagar um imóvel. As conclusões são da plataforma ComparaJá.pt, numa análise feita para o Jornal Económico, que teve em linha de conta qual o valor máximo de crédito à habitação acessível a cada família, com base num empréstimo a 40 anos, o salário médio (dados da Pordata) e o custo médio por m2 de cada região.