Preço das casas em Portugal: quais são as principais tendências?

Image from

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem registado fortes valorizações, em especial nos grandes centros urbanos. Mas será que o preço das casas em Portugal tem margem para continuar a subir? 


Os principais fatores que influenciam o preço das casas em Portugal 

Segundo o Índice de Preços da Habitação em Portugal, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço das casas aumentou, em média, 9,4% em 2021. Já no ano anterior, este indicador tinha registado uma apreciação de 8,8%. 

Os números mais recentes apontam para a continuação da tendência de subida. De acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, os valores de venda de casas aumentaram 3,4% no acumulado dos primeiros dois meses de 2022. Também o valor mediano da avaliação bancária – associada aos processos de crédito à habitação – subiu para um novo máximo histórico. 

A contribuir para esta tendência estão diversos fatores: 

  • Pouca oferta de imóveis para fazer face à procura registada (principalmente nas grandes cidades); 
  • Maior procura do imobiliário como investimento (devido ao cenário de baixas taxas de juro); 
  • Maior investimento direto estrangeiro imobiliário, por via dos Vistos Gold (entretanto reformulados); 
  • Subida da inflação. 

Sobre a inflação, o aumento dos preços das matérias-primas está a conduzir à subida dos custos de construção. Segundo o relatório do INE, relativo ao mês de fevereiro de 2022, os custos de construção de habitação nova aumentaram 8,6% comparativamente ao período homólogo. No entanto, se a inflação continuar a subir, levando o Banco Central Europeu a subir a taxa de juros de referência, os preços da habitação podem aliviar. 

Essa é a perspetiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que publicou o estudo O mercado imobiliário em Portugal: “Espera-se que taxas de juro mais elevadas encareçam os empréstimos e tornem as aplicações em depósitos mais atrativas, o que poderá contribuir para uma menor procura e para uma redução dos preços da habitação”. 


Riscos à espreita 

Perante a crescente valorização do preço das casas por metro quadrado, algumas entidades, como o Comité Europeu do Risco Sistémico, alertaram para os riscos da exuberância dos preços da habitação. Contudo, as medidas de política macroprudencial implementadas pelo Banco de Portugal foram consideradas adequadas e suficientes para mitigar os riscos identificados. 


Se está a pensar em comprar uma casa e quer assegurar que faz um bom investimento, consulte os imóveis e a equipa especializada da Nolon.