Como ser um mediador imobiliário de sucesso em Portugal?

Image from

Num momento em que o mercado imobiliário tem dado várias provas de vitalidade, a importante área da mediação é cada vez mais procurada por profissionais que pretendem aí fazer um percurso consistente. Mas, afinal, como ser um mediador imobiliário em Portugal? Que condições precisa de reunir? De que cuidados não se pode mesmo esquecer para ser bem-sucedido? Para o ajudar, a Nolon traz-lhe algumas respostas essenciais.


Como garantir o acesso à atividade? 

A mediação imobiliária é uma atividade que pode ser definida como a promoção ou procura de bens imóveis, em nome de clientes, com vista à venda, trespasse, permuta ou arrendamento. Trata-se, pois, de uma área em que a confiança e o profissionalismo são características imprescindíveis. 

Dessa maneira, o acesso à atividade, regulada pela Lei n.º 15/2013, é concedido através de um processo de licenciamento específico que exige o cumprimento de dois requisitos: 

  • Possuir idoneidade comercial, excluindo assim empresas e respetivos representantes legais que tenham sido declarados insolventes; 
  • Ser detentor de seguro de responsabilidade civil (seguro AMI). 


Como ser mediador imobiliário: algumas dicas essenciais 

Primeiro, é importante que equacione se esta é, de facto, a área indicada para si. Num artigo publicado na revista Visão, Massimo Forte, especialista no setor, deixa alguns conselhos úteis para quem pretende enveredar por esta profissão

Em primeiro lugar, relembra que a maioria dos agentes imobiliários trabalham como “empreendedores com uma remuneração variável associada à sua performance”. Este risco deve, por isso, ser sempre ponderado. 

Outro fator relevante a ter em conta diz respeito às comissões acordadas. O especialista aconselha a que não se deixe seduzir pelas comissões muito altas, de 80 a 95%. Isto porque, quando os valores são mais equilibrados, não lhe deve ser cobrado o investimento em formação, a estrutura de apoio ou até o espaço de trabalho. 

Por fim, de acordo com Massimo Forte, quando se questiona como ser um mediador imobiliário bem-sucedido, importa mencionar quatro características-chave: persistência, perspicácia, paciência e perseverança. São, claro, coordenadas cruciais para trabalhar em contacto com o público, ainda para mais num setor que exige tanta confiança. 


A Nolon é um mediador imobiliário licenciado, que encontra o imóvel ideal para si e o acompanha passo a passo em todas as suas dúvidas.