House flipping: o que é e valerá a pena em Portugal?

Image from

Decerto já deve ter reparado na transformação profunda que se opera em algumas casas: passam de espaços deteriorados a magníficas mansões. Provavelmente serão o resultado de “house flipping”. Conhece esta estratégia de investimento imobiliário? Quer perceber quais são as suas vantagens? Descubra, então, neste artigo. 


O que é e como funciona o house flipping? 

House flipping consiste na compra de um imóvel degradado e, por isso, mais barato, com o intuito de o remodelar para, posteriormente, o revender por um valor mais elevado, obtendo lucro. 

Com efeito, os proprietários renovam a habitação e revendem-na rapidamente (alguns meses ou um ano depois). Todas as modificações devem ter em consideração as tendências do mercado imobiliário, especialmente de conforto e design de interiores.


Quais são as suas vantagens e desvantagens? 

Perante o crescimento do house flipping em Portugal, é possível que esteja a pensar em comprar casas baratas e investir num “fix and flip”. Importa, então, ponderar diversos fatores, a saber: 


Vantagens de house flipping 

  • Não requer uma disponibilidade de capital demasiado elevada; 
  • Geralmente simples de executar; 
  • Possibilidade de obter bastante lucro rápido; 
  • Ajuda a aumentar o valor da região. 


Desvantagens de house flipping 

  • Imóveis podem ter problemas inesperados e de resolução difícil, demorada e cara; 
  • É preciso avaliar corretamente o valor de mercado;
  • A revenda pode não se concretizar no prazo esperado (risco de liquidez); 

 


Como investir nesta nova tendência? 

Se decidiu dedicar-se ao house flipping e estabeleceu o seu orçamento, incluindo uma margem para cobrir imprevistos, deve procurar uma propriedade adequada, isto é, abaixo do valor habitual, devido à antiguidade, degradação ou necessidade de venda urgente. Para tal, é aconselhável contar com o auxílio de agentes imobiliários com experiência no mercado. 

Aposte em zonas com grande procura. As cidades tendem a apresentar mais opções favoráveis: por exemplo, em Lisboa, 17% dos edifícios têm data de construção anterior a 1919, enquanto apenas 8% surgiram nos últimos 20 anos. House flipping pode ser, sem dúvida, uma solução para a escassez de nova oferta

Quando escolher, tenha sempre em conta os custos, não só da compra, como também das reparações e melhorias necessárias. Assegure-se, posteriormente, de que venderá por um valor superior. 

Tente despender o mínimo possível na remodelação, com o fim de aumentar o seu lucro. Por vezes, limpeza, pintura e alguns móveis novos serão suficientes. Contudo, a substituição de redes de canalização, eletricidade e gás pode trazer uma valorização considerável


Se está em busca de habitações propícias para house flipping, pode consultar a vasta oferta da Nolon e contar com o apoio da nossa equipa de especialistas.