O que devemos ponderar antes de comprar uma segunda casa?

Image from

Estatísticas recentes, divulgadas pelo Eurostat, confirmam uma tendência há muito conhecida: os portugueses preferem comprar casa em detrimento do arrendamento. De acordo com os dados relativos à habitação na Europa, 74% da população portuguesa vive em casa própria, sendo que apenas 26% vive em casa arrendada. Assim, ser proprietário de habitação continua a ser uma tendência enraizada na sociedade portuguesa. Sendo que algumas famílias possuem mais do que um imóvel. Se está a ponderar comprar uma segunda casa, tome nota de alguns fatores que deve analisar antes de avançar. 


Motivos para comprar uma segunda casa

Existem vários motivos que levam uma família a investir na compra de uma segunda habitação. Tais como:


Lazer

O desejo de ter uma casa de férias no campo ou perto da praia para usufruir nos momentos de lazer, ou mesmo para gozar a reforma, é uma forte motivação para a aquisição de uma segunda habitação.


Investimento

Muitos portugueses adquirem uma casa numa lógica de investimento. Podemos atingir este objetivo de diversas formas. Por exemplo, comprar uma casa para depois arrendar. Ou então, comprar um imóvel e vendê-lo anos mais tarde, quando a habitação tiver valorizado. Desta forma, o investidor poderá encaixar mais-valias interessantes com a operação. No atual cenário de baixas taxas de juro, em que muitos dos ativos tradicionais apresentam rendimentos mais reduzidos, o imobiliário poderá captar o interesse de mais investidores.


Como financiar a compra de uma segunda habitação 

Um aspeto importante a ponderar na aquisição de um segundo imóvel é o financiamento. Por isso, se tiver capitais próprios disponíveis para esse efeito, tanto melhor. Caso contrário, poderá recorrer ao crédito à habitação. As instituições financeiras disponibilizam crédito para a compra de segunda habitação. Assim, poderá acumular dois créditos à habitação, se ainda estiver a liquidar o empréstimo para habitação própria e permanente e caso a sua taxa de esforço o permita. 


No entanto, as condições de financiamento dos empréstimos para segunda habitação são, em regra, mais exigentes: apresentam spreads mais elevados e rácios de financiamento mais baixos. Se a sua ideia é comprar uma casa para depois colocá-la no mercado de arrendamento, saiba que a banca também oferece soluções de crédito especialmente direcionadas para este objetivo. 

Procura uma segunda casa? Então consulte os imóveis que estão disponíveis no portal da Nolon e contacte-nos. Nós acompanhamo-lo em cada dúvida e em todas as decisões.