4 dicas para comprar a primeira casa com segurança

Image from

Um dos sinais de emancipação financeira dos jovens acontece quando estes acabam os estudos, encontram um emprego e decidem sair da casa dos pais. Muitas vezes, a opção mais económica a curto prazo é a partilha de uma casa arrendada com amigos ou namorado/a. Só mais tarde, após um período de maior estabilidade profissional e financeira, os jovens optam por adquirir um imóvel. Se está nesta situação, tome nota de algumas dicas para comprar a primeira casa. 


Dicas para comprar a primeira casa: o que deve fazer 

Porque a compra de uma casa é uma das decisões financeiras mais importantes, é crucial que seja tomada de forma ponderada e informada para garantir um bom negócio. Aqui ficam alguns passos para comprar um imóvel. 

  • Antes de avançar, faça uma poupança para comprar um imóvel 

Se pretende comprar casa mas precisa de financiamento bancário, é importante saber que os bancos preveem um rácio Loan To Value (LTV) máximo que varia entre os 80% ou 90%. Isto significa que, no máximo, o banco poderá emprestar-lhe entre 80% e 90% do valor da habitação. Por essa razão, terá de colocar algum dinheiro de parte e constituir uma poupança para suportar os montantes não financiados pelo banco. 

Mas este não é o único motivo. Afinal, não se esqueça de todos os outros custos relacionados ao processo de compra de casa, como é o caso do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) ou da escritura, entre outros. 

  • Defina o valor máximo da casa que poderá comprar 

Antes de começar a ver casas de sonho que estão fora das suas possibilidades financeiras, é melhor focar-se e procurar uma casa adequada ao tamanho da sua carteira e do seu orçamento mensal. Dessa forma, deverá definir um teto máximo do preço da propriedade que pode comprar, como também da prestação mensal que pode suportar. Para isso, utilize o simulador de crédito à habitação do Banco de Portugal

Outra das dicas para comprar a primeira casa é escolher, desde logo, a localização onde pretende morar, bem como as principais características que o imóvel deverá ter (tipologia, número de divisões, comodidades, etc.). Assim, conseguirá fazer uma triagem dos imóveis que realmente lhe interessam. 

  • Pesquise nos sites das empresas imobiliárias 

Para encontrar a habitação ambicionada, deverá pesquisar as casas disponíveis nos sites nas agências imobiliárias. Além disso, crie alertas nos sites especializados em imobiliário para ser avisado sempre que é colocada à venda uma casa que cumpra os seus requisitos 

  • Faça várias simulações de crédito 

Encontrou a casa dos seus sonhos? Parabéns! Agora começa o processo de encontrar o banco que lhe oferece a melhor proposta de crédito à habitação. Nesse sentido, deverá realizar simulações em diversos bancos – começando pela instituição financeira com a qual tem um maior envolvimento. Para comparar as diferentes propostas, utilize indicadores como a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) e o montante total imputado ao consumidor (MTIC). 


Se está a pensar na compra da primeira casa, consulte os imóveis que estão disponíveis no portal da Nolon e procure aconselhamento com os nossos profissionais.