Abrir um restaurante: como escolher um espaço?

Image from

Abrir um restaurante é uma opção de negócio muito comum. De acordo com os números de 2021, existiam na altura 90 mil cafés e restaurantes em Portugal. Os empresários que queiram investir neste setor devem conhecer as regras e os licenciamentos necessários para abrir um restaurante. Há ainda um elemento que poderá ser decisivo para o sucesso do negócio: a escolha do espaço ideal. Saiba como fazê-lo. 


Abrir um restaurante: 3 elementos essenciais que deve avaliar na escolha do espaço 

Estes são alguns dos principais elementos a ponderar na hora de escolher o espaço para abrir um restaurante


  • Localização 

Idealmente, deverá escolher uma localização movimentada, com estacionamento acessível, perto de centros de interesse e com atividades que convidem as pessoas a visitarem o seu espaço. É ainda importante que o local escolhido corresponda à tipologia de restaurante que quer abrir e ao público-alvo que pretende cativar. Por exemplo, o seu restaurante apostará mais na confeção de refeições rápidas? Então poderá optar por abrir um restaurante num shopping ou um restaurante de rua, perto de uma zona movimentada de escritórios. Além disso, para os estabelecimentos inseridos em edifícios com mais frações, se não estiver discriminado o uso da fração no processo de licenciamento original ou se o uso previsto não permitir a utilização como estabelecimento de restauração e bebidas, deve obter a concordância dos outros proprietários para obter autorização de utilização. Em termos resumidos, a escolha da localização para a abertura do restaurante deverá ser feita com base em critérios que garantam a viabilidade económica do estabelecimento. 


  • Condições do espaço 

Nem todos os espaços comerciais estão dotados das condições exigidas pela lei para funcionarem como um restaurante. Nesse sentido, como explica este guia prático, o espaço deverá ser analisado sob três dimensões: 

  • Infraestruturas básicas: deve estar dotado do fornecimento de água, eletricidade e rede de esgotos com as respetivas ligações às redes gerais. 
  • Área de serviço: trata-se da zona de acesso reservada aos colaboradores do estabelecimento, abrangendo as áreas de receção e armazenagem de géneros alimentícios, cozinha, copa e zona de fabrico, bem como vestiários e instalações sanitárias destinadas ao uso dos colaboradores. 
  • Área de clientes: esta é a zona destinada aos clientes do estabelecimento e compreende as salas de refeição, zona de acolhimento e de receção, bar, balcão, bengaleiro e instalações sanitárias. 


  • Comprar ou arrendar? 

Uma das questões mais frequentes quando se decide abrir um restaurante em Portugal é perceber qual a opção mais adequada: comprar o espaço físico onde o restaurante vai funcionar ou optar pelo arrendamento? É uma escolha que dependerá sempre do investimento disponível. Em qualquer dos casos, deverá analisar a possibilidade de realização de obras necessárias para o desenvolvimento da atividade de restauração. 


Se procura o espaço ideal para começar o seu negócio, consulte os imóveis comerciais disponíveis no site da Nolon e conte com o apoio dos nossos profissionais durante este processo.