As vantagens de comprar casa e viver no interior de Portugal

Image from

A vontade de um crescente número de famílias de sair das movimentadas cidades do litoral do país acabou por ser um dos efeitos mais imprevisíveis da pandemia — e, sobretudo, da massificação do teletrabalho. Da sedutora qualidade de vida aos benefícios financeiros, são inúmeras as vantagens de viver no interior de Portugal. Fique a conhecê-las. 


Viver no interior de Portugal: o que pode ganhar? 

A lista completa do território do interior está definida no Anexo da Portaria n.º 208/2017, de 13 de julho. São 165 concelhos e 73 freguesias de outros 21 municípios — a maior parte do território continental. Porém, sete em cada 10 pessoas vivem a menos de 50 km do litoral do país. No total, vivem 4.600.000 pessoas nas áreas metropolitanas portuguesas. A necessidade de reequilibrar a balança revela-se premente. Por isso, têm sido vários os esforços nesse sentido. 


  • Incentivos para viver no interior de Portugal 

O governo de Portugal criou uma série de programas que têm como objetivo reduzir as vincadas assimetrias regionais do país. O apoio financeiro é dirigido ao tecido corporativo, por um lado, visando impulsionar a fixação das empresas nestes territórios, mas também aos agregados familiares, com uma série de benefícios dirigidos a quem vai trabalhar para o interior e a quem aí compra ou arrenda casa

Para ficar a par de todos os incentivos para viver no interior de Portugal, pode consultar o Guia Fiscal do Interior, criado pelo governo. 


  • Combater o stress citadino 

Não é uma novidade: nas grandes cidades os relógios andam demasiado rápido e o trânsito anda demasiado lento. Decidir viver no interior de Portugal é, assim, uma das melhores formas de fugir à agitação dos grandes centros urbanos e ganhar tempo, espaço e qualidade de vida. Além disso, viver no campo é bastante mais seguro e económico. As taxas de criminalidade são significativamente inferiores, bem como o custo de vida. Por conseguinte, o mercado habitacional apresenta, nestas áreas, preços muito convidativos. Chegam a ser três a cinco vezes mais baixos do que nas grandes cidades. 


Se está a pensar viver no interior de Portugal, consulte os imóveis residenciais e a equipa especializada da Nolon. Invista na qualidade de vida.