Como se determina o preço do metro quadrado dos terrenos?

Image from

A escolha e a compra de um terreno exige a análise cuidada de diversos parâmetros. Uma das dúvidas mais frequentes está na determinação do preço do metro quadrado dos terrenos. Conheça alguns dos fatores que mais influenciam este valor. 


Localização e finalidade influenciam o preço do metro quadrado dos terrenos 

É importante verificar qual é a classificação do uso do solo do terreno que tem em vista e conhecer todos os requisitos legais que condicionam a propriedade, tais como a área construída permitida. Este ponto será determinante para perceber aquilo que poderá realmente fazer com o terreno, além de influenciar o valor do mesmo. 

Existem outras variáveis que contam para o apuramento do valor do metro quadrado de terreno, como é o caso da sua localização. Terrenos com as mesmas características mas localizados em diferentes pontos do país (ou mesmo em diferentes locais dentro do mesmo concelho) podem, assim, ter preços divergentes. O facto de um terreno se encontrar numa zona nobre, muito procurada, com diversas infraestruturas de apoio pode levar a um aumento do preço médio. 


Características do terreno determinam o custo de construção por metro quadrado 

As características do terreno – como a existência de desníveis acentuados, lençóis de água ou solo rochoso – também condicionam o valor dos mesmos. Por exemplo, se o terreno não for plano e apresentar um desnível muito acentuado, significa que os custos que terá de suportar para nivelá-lo e construir uma casa serão mais elevados. 


 O que fazer em caso de dúvidas? 

Para ter uma ideia sobre o valor justo de um terreno, poderá fazer uma prospeção junto de imobiliárias para analisar os preços médios praticados para os terrenos que se encontram dentro da localização pretendida. Contudo, de forma que possa garantir que está a fazer um bom investimento na compra de um terreno, solicite o apoio de profissionais. 


Na Nolon, temos uma carteira de oportunidades para encontrar a sua propriedade ideal e guiamo-lo passo a passo em todo o processo.