Como vai evoluir o investimento em construção em Portugal?

Image from

Apesar dos efeitos severos da pandemia na economia, nem todos os setores de atividade foram atingidos da mesma forma. Áreas como o turismo e a restauração foram fortemente penalizadas. Contudo, houve outros setores que se mostraram resilientes e conseguiram continuar a crescer. Foi o que aconteceu com o setor da construção. Conheça com mais detalhe esta área de atividade e saiba quais as perspetivas de evolução do investimento em construção em Portugal para os próximos meses. 


Construção: a resiliência durante a pandemia 

A evolução do setor da construção civil acompanha, por norma, os ciclos económicos. No entanto, este ramo de atividade continuou a mostrar dinamismo, fintando os efeitos negativos da crise. Na verdade, em 2020, o investimento em construção (formação bruta de capital fixo) registou um crescimento de 4,8%, de acordo com as informações divulgadas pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e pela Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS). 


Investimento em construção com evolução positiva em 2021 

À medida que a economia dá sinais de uma retoma robusta, a tendência de crescimento na construção de casas e de outro tipo de obras deverá manter-se em 2021. Segundo as associações do setor, existem alguns indicadores positivos nesse sentido. 

Nos primeiros cinco meses de 2021, registou-se um aumento da procura dirigida ao segmento da construção e reabilitação urbana de edifícios, com as licenças de construção emitidas pelas Câmaras Municipais a registarem um crescimento de 18,7%, comparativamente aos mesmos meses do ano anterior. Também no que diz respeito às licenças emitidas para construção de fogos em novas construções, apurou-se um crescimento de 15,4%.

A suportar esta evolução positiva estão também os indicadores relacionados com a concessão do crédito para a compra de casa. Afinal, nos primeiros cinco meses do ano atingiu-se um montante médio mensal de 1.177 milhões de euros, correspondendo a um crescimento homólogo de 30,5%. Todos estes indicadores são sinais positivos que permitem antever uma evolução favorável do investimento em construção. 

Recorde-se que já no início de 2021, as associações deste ramo de atividade previam um crescimento moderado do setor da construção, em torno dos 2,2%. "Não obstante o ano de 2021 ser ainda um ano marcado pelos efeitos do surto pandémico, com elevado grau de incerteza, à semelhança do observado em 2020, prevê-se que a atividade do setor da construção mantenha uma evolução globalmente positiva", referiram as duas associações num comunicado conjunto, divulgado em fevereiro deste ano. 

Se está a pensar em comprar um terreno para construção, consulte os que temos disponíveis na Nolon e procure aconselhamento junto dos nossos profissionais.