Comprar um terreno urbano: tudo o que precisa de saber

Image from

Imagine a casa dos seus sonhos. Veja todos os pormenores do quarto e aquele lugar especial na sala. Ou talvez o seu sonho seja um alojamento de turismo rural, amplo o suficiente para acolher animais, ter um espaço para praticar desporto e plantar uma horta. Consegue idealizar? Ora, comprar um terreno oferece a possibilidade de concretizar estes planos. Porém, existem alguns procedimentos com os quais deve contar. A Nolon explica-lhe tudo o que precisa de saber.


 

Objetivo: porquê comprar um terreno?

Em primeiro lugar, o motivo pelo qual quer comprar um terreno pode ajudar na pesquisa e na escolha. Afinal, cada objetivo exige certas condições. Isto é, se pretende construir uma casa, o plano de ordenamento de território permite? Por outro lado, para um negócio agrícola, quais seriam as características e os arredores mais convenientes?


Condições: está adequado ao que pretende?

Após ter feito uma seleção dos terrenos que lhe interessam, calce os sapatos de desporto e aventure-se a explorá-los. Além disso, fale com o proprietário e investigue todos os dados possíveis. Assim, saberá se é a melhor escolha para o seu plano. Note o seguinte:

- Características físicas: extensão, declives, orientação e morfologia do solo (por exemplo, existe um lençol freático?);

- Localização: imediações, construções e indústrias na vizinhança, serviços (hospitais, escolas, supermercados), obstáculos (naturais e construídos);

- Infraestruturas: estradas, água, eletricidade, saneamento.


Situação legal: que licenças e documentos pedir?

É fundamental saber se o terreno cumpre todas as normas legais, que licenças tem e se não tem dívidas. Para isso:

- Consulte o Plano Diretor Municipal (PDM) e peça um Plano de Informação Prévia (PIP). Estes dependem do município e especificam a classificação do imóvel, assim como autorizações, condicionamentos ou restrições legais. Aliás, este último ponto é muito relevante para saber os limites de área e altura das construções, por exemplo.

- Para se assegurar de que não existem dívidas e de que está a comprar o terreno ao proprietário legítimo, procure obter a certidão permanente.

- Pese todos os custos. Desde logo, o valor do terreno e da construção, assim como impostos e adicionais. Além disso, irá precisar de contratar profissionais para fazer um levantamento topográfico, elaborar um projeto e pedir licenciamentos e alvarás à câmara municipal correspondente, de acordo com a legislação em vigor.


Embora seja preciso alguma atenção a estes procedimentos para garantir que tudo corre bem, a verdade é que apostar em imóveis é sempre um bom investimento. No caso de optar por um terreno, terá uma oportunidade de adaptar um sonho à medida da sua família e do seu projeto. Para tal, a Nolon pode ajudá-lo com uma seleção de vários terrenos em carteira e guiá-lo passo a passo neste processo.


Já sente a relva nos pés? Bem-vindo ao seu futuro.