Incentivo para trabalhar no interior: que programas existem?

Image from

A concentração excessiva de população no litoral de Portugal é um problema estrutural que exige um combate multifacetado. Além dos incentivos à mobilidade habitacional para os territórios mais despovoados, existem igualmente programas de apoio para quem pretende trabalhar no interior. Fique então a conhecer melhor estes estímulos e invista na qualidade de vida. 


Apoios para trabalhar no interior 

A experiência provocada pela pandemia de COVID-19 revelou explicitamente algumas das principais vantagens de viver e trabalhar no interior. Ganhar tempo, espaço e disponibilidade financeira — tendo em conta, sobretudo, o preço das casas — são alguns dos benefícios mais atrativos para quem deixa os grandes centros urbanos. Para tornar este processo de mobilidade mais fácil, os programas de apoio ao trabalhador podem desempenhar um papel imprescindível. 


Emprego Interior MAIS 

Implementado em junho de 2020 e prolongado até ao final de 2023 (pela Portaria n.º 283/2021, de 6 de dezembro), o programa Emprego Interior MAIS tem como propósito incentivar a fixação de trabalhadores nas áreas mais desertificadas do país. Para isso, é concedido um apoio financeiro direto a quem, no âmbito de processos de mobilidade geográfica, inicie atividade laboral no interior de Portugal

O valor-base inicial deste subsídio, pago pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), é de 2.600 euros. De acordo com as despesas de instalação e transporte apresentadas, pode chegar aos 4.800 euros. Em função da dimensão do agregado familiar, este subsídio para trabalhar no interior é passível de majoração. 

Com as últimas alterações ao programa, a medida passou a abranger pessoas em regime de teletrabalho e emigrantes que regressem ao país. A atribuição deste subsídio é realizada em função da celebração de um contrato de trabalho por conta de outrem, com duração mínima superior a um ano, a tempo inteiro, ou pela criação do próprio emprego ou empresa. 


Se está a pensar em ir trabalhar para o interior e, por isso, precisa de casa, consulte a nossa bolsa de imóveis da Nolon. Confie na vasta experiência da nossa equipa para o acompanhar neste processo de mudança de residência.