Investimento em imobiliário: o que é e que opções existem?

Image from

O investimento imobiliário é, desde sempre, um dos preferidos pelos portugueses, que, historicamente, encontram nestes ativos uma proteção contra a inflação. No atual cenário de baixas taxas de juro, em que as tradicionais aplicações financeiras oferecem remunerações nulas, muitos investidores estão de olhos postos neste mercado. Se está interessado, saiba qual é o melhor veículo para ganhar exposição a esta classe de ativos. 


Investimento imobiliário: qual a melhor forma? 

Existem diversas estratégias de investimento que podem ser implementadas para um investidor tirar partido das oportunidades geradas pelo mercado imobiliário. Assim, tudo depende dos objetivos, do valor disponível para investir e do prazo que estiver disposto a aguardar para obter o retorno do dinheiro aplicado. 

Investir de forma direta 

Esta estratégia implica a compra de um imóvel, que pode ter diferentes características (habitação, imóvel comercial, terreno, entre outros). Dessa forma, exige uma elevada disponibilidade financeira da parte dos investidores (e/ou o recurso a financiamento bancário). 

Ao mesmo tempo, o investimento direto no imobiliário, por norma, implica prazos mais longos. Não se esqueça ainda que ao tornar-se proprietário de um imóvel, está sujeito ao cumprimento do pagamento de uma série de obrigações fiscais (IMI, IMT, etc.). Por último, antes de investir no imobiliário em Portugal, é importante procurar aconselhamento de profissionais especializados que o apoiem na seleção do melhor imóvel para investir. 

Entre as formas de investimento direto no imobiliário destacamos as seguintes:

  • Comprar um imóvel para vender mais tarde e, assim, obter mais-valias com a transação; 
  • Adquirir um imóvel para o arrendamento tradicional; 
  • Comprar uma casa para ser rentabilizada como alojamento local; 
  • Adquirir uma casa e arrendar quartos para estudantes. 


Investir de forma indireta 

Para os investidores que têm montantes de capital reduzidos, mas gostariam de ganhar exposição às oportunidades do setor imobiliário, existem também soluções financeiras que permitem uma exposição indireta. Tais como: 

  • Fundos de investimento imobiliários;
  • Plataformas de crowdfunding imobiliário. 

Os fundos de investimento imobiliários resultam da captação de capital junto de diversos investidores para depois investir em imóveis. Estas aplicações financeiras permitem a exposição a uma grande diversidade de imóveis, com montantes de investimento reduzidos. Além disso, estes instrumentos são geridos por gestores profissionais e são supervisionados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

Por outro lado, temos as plataformas de crowdfunding de imobiliário. Trata-se de um financiamento colaborativo previsto na lei. Neste caso, antes de investir deverá certificar-se de que a plataforma de crowdfunding está registada na entidade supervisora. O investidor deve ainda estar munido de todas as informações sobre o projeto em que está a investir, para perceber todas as condições inerentes. Não se esqueça também de que este tipo de investimentos não garante o capital e comporta riscos. 


Se quer investir no mercado imobiliário e procura os imóveis residenciais, comerciais ou terrenos com melhor potencial de valorização, consulte os que estão disponíveis na Nolon. Conte com o aconselhamento dos nossos profissionais.