Investir em imobiliário: arrendar ou comprar para vender

Image from

Num cenário de baixas taxas de juro, os investidores procuram ativos que proporcionem rentabilidades mais atrativas, comparativamente às remunerações oferecidas pelas aplicações mais tradicionais (ex: depósitos a prazo). Neste sentido, temos assistido a um boom do setor imobiliário. De acordo com as previsões, o valor total de investimento em imóveis deverá atingir os 3 mil milhões de euros, em Portugal, durante este ano. Seja através da compra de imóveis (com a intenção de vendê-los mais tarde) ou do arrendamento, se quer investir em imobiliário, é sempre importante ter em conta algumas informações úteis. Conheça-as. 


Investir em imobiliário: vantagens e desvantagens de arrendar ou comprar para vender 

Existem várias estratégias possíveis para investir em imobiliário de uma forma direta. Poderá, por exemplo, comprar um imóvel hoje (uma casa, uma loja, um armazém ou um terreno) com a perspetiva de o vender mais tarde, por um valor mais elevado e, assim, realizar mais-valias. No entanto, se o seu objetivo é obter rendimentos periódicos, o arrendamento poderá ser a solução mais indicada. Afinal, ao comprar para arrendar, obterá um rendimento extra proveniente do pagamento das rendas. Descubra as vantagens e as desvantagens associadas a cada uma das opções.

  • Comprar para vender mais tarde 
Esta via deverá ser encarada pelos investidores numa perspetiva de longo prazo. Ou seja, o investidor terá de aguardar que o imóvel valorize ao longo do tempo para encontrar o melhor momento de venda e assim realizar mais-valias. Mas tão importante como o timing de venda é o momento em que se realiza a compra do imóvel. Assim, não se esqueça de que ao investir em imóveis no pico do mercado, pode correr o risco de adquirir um bem a um preço sobrevalorizado. Por isso, antes de decidir, deverá consultar um especialista que o apoie na melhor escolha para investimento. 
  • Investir para arrendar 
Ao optar por esta estratégia, estará a rentabilizar o investimento feito, obtendo um rendimento periódico. Para maximizar os ganhos potenciais gerados por esta opção, deverá ter em conta aspetos como a localização do imóvel e a procura e oferta de arrendamento na sua localidade. Contudo, esta opção também não está isenta de desvantagens. Além da carga fiscal que incide sobre os rendimentos provenientes das rendas, tem de lidar com o risco de os inquilinos entrarem em incumprimento no pagamento. 


Se está a pensar em fazer um investimento imobiliário, a Nolon pode ser o parceiro ideal. Não só lhe oferecemos uma carteira com várias oportunidades de imóveis comerciais e imóveis residenciais, como também o guiamos passo a passo nas suas questões.