Investir em lojas e escritórios? Saiba como está o mercado

Image from

Sabemos que o setor imobiliário é sempre uma boa opção para quem quer rentabilizar o seu capital. No entanto, é natural que geralmente se pense mais na área residencial do que, por exemplo, em investir em lojas e escritórios. Mas conhece a realidade do investimento em imobiliário comercial em Portugal?


Investimento em imóveis comerciais durante a pandemia da Covid-19

De acordo com o Expresso, a consultora JLL estimava, em dezembro de 2020, que “o investimento em imobiliário comercial em Portugal” fechasse o ano em 2,6 mil milhões de euros. Analisando os períodos homólogos, é certo que existe uma queda de 20%. Contudo, ainda com estes valores, 2020 continua a ser o terceiro melhor ano de sempre neste tipo de investimento imobiliário. 

Segundo o diretor-geral da JLL, “o apetite pelo mercado [do imobiliário comercial] português continua forte". Assim, parece que investir em lojas e escritórios, entre outros, tem sido uma boa aposta, somando já neste primeiro trimestre de 2021, 221 milhões de euros. 


Investimento estrangeiro 

Ora, 95% do investimento dos mais de 220 milhões de euros do primeiro trimestre deste ano foi internacional. Além disso, 70% deste valor refere-se a operações no segmento de escritórios. Assim, a JLL acredita que em 2021, este segmento “seja uma das classes de ativos com maior preponderância". No caso do retalho e da hotelaria, embora naturalmente mais afetados, somam cerca de 15% do montante total de investimento.

Também o relatório da CBRE Portugal mostra que comprar escritórios por players internacionais seria uma das tendências deste ano: “O investimento deverá continuar robusto em 2021, estando em curso várias operações com volumes superiores a 100 milhões de euros.” Não esquecendo, no entanto, a localização. “Os escritórios de Lisboa e do Porto deverão manter uma boa dinâmica, derivada da procura por parte de empresas internacionais.” 


Se está a pensar em investir em lojas e escritórios, a Nolon pode ajudar, tanto oferecendo-lhe uma carteira com várias oportunidades de imóveis comerciais, como também guiando-o passo a passo nas suas questões.