4 vantagens de comprar uma casa em construção ou em planta

Image from

O mercado imobiliário disponibiliza um vasto conjunto de soluções para quem quer ter a sua própria casa. Por exemplo, desde a compra de imóveis novos, passando pela aquisição de habitações usadas, até ao investimento em casas modulares. Outra solução possível é comprar uma casa em construção ou em planta. Nestas situações, o comprador adquire uma casa com base na planta aprovada, tomando a sua decisão com o recurso a imagens 3D ou pela visita a um andar modelo – quando tal for possível. Conheça, assim, as vantagens associadas à aquisição de um imóvel em planta


Os benefícios de comprar uma casa em construção ou em planta 

Entre os principais benefícios de investir em empreendimentos em construção ou em planta, destacamos então quatro aspetos: 

  • Personalização do imóvel ao gosto pessoal do comprador 

Esta opção permite aos compradores terem algum nível de personalização do imóvel, nomeadamente em relação aos materiais, às cores, aos acabamentos e aos eletrodomésticos. Assim, estará a comprar uma casa adaptada ao seu gosto pessoal. Não se esqueça ainda de que, ao comprar um apartamento em construção, ou uma moradia, estará, à partida, a investir numa casa dotada dos equipamentos e materiais mais modernos e recentes. 

  • Preço mais vantajoso 

Esta é outra vantagem competitiva deste tipo de imóveis. Afinal, muitas vezes os imóveis em planta ou em construção são vendidos por um preço com desconto, em campanhas de lançamento dos empreendimentos. Esta situação permite aos compradores obterem uma valorização do imóvel a longo prazo. 

  • Pagamentos faseados 

Por norma, o plano de pagamento é negociado com o promotor do imóvel e é dividido em diversas fases, à medida que a construção avança. Esta solução permite adaptar o plano de pagamentos à sua vida financeira. Geralmente, o pagamento é dividido em três fases: uma primeira tranche que corresponde ao sinal e é entregue na assinatura do contrato de promessa de compra e venda; uma segunda parte paga durante o processo de construção e uma última parcela, saldada no momento da escritura do imóvel. 

  • A mudança pode ser planeada com tempo 

Igualmente, a aquisição de um imóvel em planta ou em construção significa que terá mais tempo para planear a sua mudança e adaptar a vida da sua família à nova casa. 


Recorde-se ainda que, sempre que tiver dúvidas, deverá recorrer ao aconselhamento de um profissional imobiliário que o apoie em todos os pormenores que envolvem comprar uma casa em planta. Por isso, se procura ajuda neste processo, consulte a Nolon. A nossa equipa pode guiá-lo passo a passo neste investimento.