As vantagens da transformação digital no setor imobiliário

Image from

A digitalização está a operar uma revolução em todos os setores de atividade e o mercado imobiliário não é exceção. O movimento acentuou-se com a pandemia, que obrigou muitos negócios a adaptarem os seus processos para manterem a atividade. Pois bem, esta tendência de transformação digital no setor imobiliário é também uma realidade. 

Embora muitas empresas imobiliárias tenham apostado em soluções para proporcionar visitas virtuais aos imóveis, as aplicações da tecnologia no setor imobiliário estendem-se a diversos níveis: desde a conceção e construção dos imóveis, passando pela sua gestão, marketing e vendas. 


Três vantagens da transformação digital no setor imobiliário 

A domótica e a Internet of Things (IoT) fazem cada vez mais parte da construção de imóveis. Da mesma forma, a realidade virtual e a realidade aumentada são usadas na promoção dos empreendimentos imobiliários. Já o big data facilita uma visão analítica do setor, permitindo antever tendências e desenhar previsões. Entre os principais benefícios gerais proporcionados pela digitalização de processos no setor imobiliário, destaque para os seguintes: 

  • Aumento da produtividade 

Uma vez que o recurso à tecnologia permite automatizar e simplificar processos, poupa-se tempo e reduzem-se custos. 

  • Novas oportunidades de mercado 

Através do big data e de ferramentas de business intelligence, as empresas do setor imobiliário têm acesso a dados e informações que lhes permitem encontrar novas oportunidades de negócio e prever tendências. 

  • Proporcionar uma melhor experiência ao cliente 

A tecnologia oferece vários canais de comunicação aos clientes e novas formas de dar a conhecer os imóveis. Além disso, facilita a entrega de informação e dados em tempo real. Assim, é possível reforçar a confiança e o envolvimento com os clientes e proporcionar uma melhor experiência de compra. 


Se está a pensar em comprar uma casa, consulte a oferta da Nolon e obtenha aconselhamento junto dos nossos profissionais.