Como começar a investir em imóveis com pouco dinheiro?

Image from

Num momento em que a maioria dos investimentos tradicionais oferece aos investidores taxas de juro praticamente nulas, muitas pessoas procuram outras alternativas. É o caso do mercado imobiliário. O facto de ser um setor mais estável (ou seja, no qual habitualmente não se registam correções abruptas) e de cobrir, em regra, a inflação são motivos que levam muitas pessoas a optar por esta classe de ativos. No entanto, investir em imóveis requer não só capital, mas também um conhecimento aprofundado das dinâmicas do mercado para identificar o momento ideal de entrada no setor e o melhor timing para a realização de mais-valias. 

Assim, se está interessado neste setor, mas não dispõe de muito dinheiro, aqui ficam algumas dicas para investir em imóveis. 

Como investir em imóveis diretamente? 

  • Rentabilizar uma segunda habitação 

Se tiver uma segunda casa no campo ou perto da praia, que utiliza apenas para passar férias ou fins de semana, poderá rentabilizar este imóvel. Como? Transformando-o em alojamento local. Dessa forma, através do arrendamento de curta duração obterá um rendimento extra com um imóvel que já tem em seu poder. Contudo, não se esqueça de se informar sobre as obrigações legais associadas ao alojamento local

  • Comprar uma segunda casa para arrendar

Outra possibilidade é recorrer ao crédito à habitação para comprar um segundo imóvel e colocá-lo no mercado de arrendamento. Dessa forma, pode utilizar o valor recebido com rendas para suportar as prestações do empréstimo à habitação e outros custos associados. Aliás, a banca já disponibiliza linhas de crédito especificamente para esta finalidade. 


Outras alternativas: fundos de investimento imobiliário 

Outra alternativa para investir neste setor para quem não tem muito dinheiro disponível é através da aposta em fundos de investimento imobiliários. Estes fundos reúnem as poupanças de várias pessoas para investir em imobiliário de diversas tipologias. 


No website da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, encontrará os fundos de investimento imobiliário disponíveis em Portugal e pode ainda acompanhar a rendibilidade gerada por estes produtos financeiros nos últimos anos. Mas atenção: antes de investir, informe-se bem sobre as comissões e os riscos associados (uma vez que não há garantia de capital), para certificar-se de que este é um investimento adequado ao seu perfil. 

Se está a pensar em comprar um imóvel, consulte as casas que estão disponíveis no portal da Nolon e procure aconselhamento com os nossos profissionais.