Comprar casas do banco: quais as vantagens e como fazer?

Image from

Os números mais recentes do Banco de Portugal mostram que a procura pelo crédito à habitação está a aumentar: Aliás, desde julho de 2019 que não se registava um volume tão elevado de novos montantes de crédito concedidos para a compra de casa como em setembro último. Por isso, se está à procura de um imóvel, saiba se compensa comprar casas do banco


As vantagens de comprar casas do banco 

As instituições financeiras têm nas suas carteiras muitos imóveis, que resultam de incumprimentos de crédito. Trata-se, assim, de ativos que os bancos preferem vender rapidamente e escoar para o mercado, para conseguirem reaver o dinheiro emprestado. Dessa forma, a banca prevê condições mais vantajosas para quem opta por comprar um destes imóveis. 


  • Preços mais competitivos: 

Por vezes, o preço de venda das casas detidas pela banca são mais baixos comparativamente ao valor de mercado. Faça uma prospeção de mercado e verifique o preço praticado para imóveis com as mesmas características e na mesma área de localização para confirmar se consegue obter um valor mais baixo pelo facto de estar a comprar uma casa de um banco. 


  • Melhores condições de financiamento: 

Financiamento a 100% e spreads mais competitivos, por exemplo, são vantagens frequentemente associadas aos empréstimos concedidos para a compra de casas dos bancos. 

  • Isenção de algumas comissões: 

Além disso, outro benefício associado à compra de casas da banca está relacionado com a isenção de algumas comissões – como a comissão de estudo ou a comissão de avaliação – que habitualmente são cobradas pelo banco no crédito à habitação. 

 

Como comprar casas do banco 

Pois bem, existem diversas formas de pesquisar e selecionar uma casa que pertença a um banco: 

  • Balcões das instituições financeiras; 
  • Plataformas online de imobiliário das instituições financeiras;
  • Websites especializados na compra e venda de imóveis; 
  • Webistes de parceiros imobiliários das instituições financeiras. 


Na Nolon, comercializamos todo o tipo de imóveis da banca. Se está à procura de casa, encontre aqui a habitação que ambiciona. Nós guiamo-lo passo a passo em todo o processo.