Conheça as tendências no mercado do setor imobiliário em 2021

Image from

Quando a pandemia da Covid-19 originou uma crise económica, a preocupação dos players do mercado imobiliário em Portugal era evidente. No entanto, este setor tem-se mantido estável. Mas será que continuará assim? Saiba o que dizem os especialistas sobre as principais tendências no mercado imobiliário em 2021. 


Como esteve o mercado em 2020? 

Apesar do receio no início da pandemia, os dados mostram que o mercado imobiliário em Portugal continuou resiliente e com alguma estabilidade.

Os números indicam que, em 2020, “foram transacionadas 171.800 habitações, menos 5,3% que em 2019.” No entanto, “em valor, os alojamentos transacionados totalizaram 26,2 mil milhões de euros”, representando um aumento de 2,4% em termos homólogos. Conforme indica a CBRE, isto deve-se à subida do preço das casas

De acordo com os dados do Índice de Preços da Habitação, do Instituto Nacional de Estatística, em 2020 “continuou a observar-se uma dinâmica de crescimento dos preços das habitações transacionadas. A taxa de variação média anual do IPHab [Índice de Preços da Habitação] fixou-se em 8,4%, traduzindo uma redução face ao ritmo de crescimento dos preços observado em 2019 (9,6%).” Já em 2019 se verificava uma desaceleração na taxa de subida dos preços das casas


Tendências no mercado imobiliário em 2021 

Assim sendo, há algum otimismo. Mas este é cauteloso. Afinal, existe a possibilidade de os preços registarem uma queda ligeira, numa altura em que a recuperação do mercado imobiliário de Portugal está dependente da evolução da pandemia. 

A consultora CBRE Portugal, no seu relatório Tendências do Mercado – Imobiliário em Portugal de 2021, explica que “o interesse pelo mercado imobiliário permanece elevado”. Da mesma forma, outros especialistas da área partilham da opinião, notando que não parece haver “uma retração no mercado. Evidência disso é o número de operações e transações implementadas em 2020 e a relevante e significativa quantidade de transações que está presentemente em curso”. 

Entre outros, alguns dos dados que apontam para esta perspetiva positiva, particularmente na compra e no investimento, são: 

  • As baixas taxas de juro facilitam o acesso ao crédito à habitação para comprar um imóvel; 
  • Existe pouca oferta de produto novo, por exemplo, no segmento residencial; 
  • Portugal continua no “radar da comunidade internacional de investimento” e há elevada liquidez financeira em termos globais. 


Influências no setor imobiliário

De acordo com o relatório da CBRE Portugal e outros estudos, a pandemia também está a mudar o setor. Algumas das mudanças que podem influenciar as tendências do mercado imobiliário em 2021 são: 

  • A pandemia de Covid-19 colocou em evidência algumas prioridades, como a qualidade de vida que oferece uma casa mais ampla. Isto pode influenciar o aumento na procura por determinados tipos de produto. 
  • Do mesmo modo, a nova realidade alterou a forma como vemos cada espaço – o teletrabalho tornou possível passar mais tempo em residências de férias, enquanto as casas se transformaram em home office e salas de aula. 
  • Os segmentos do setor irão recuperar e evoluir em velocidades diferentes, esperando-se que a redução de preços afete mais o residencial de segunda mão, por exemplo. 
  • Além disso, a tecnologia e a digitalização deverão continuar a ter relevância na procura de determinadas características (salas com equipamentos contactless). 
  • Por fim, a incerteza permanecerá este ano, sendo possível que as previsões sofram alterações. Afinal, depende muito do controlo da pandemia, do progresso da vacinação, da crise económica, da abertura de fronteiras ao turismo, entre outros. 


Se está a pensar em investir em imobiliário, esta pode ser uma boa altura para aproveitar. Fale com a Nolon, nós poderemos ajudá-lo a encontrar a casa que procura.