Construir uma piscina em casa aumenta o valor do IMI?

Image from

O desejo de construir uma piscina em casa é, certamente, transversal a um grande número de famílias. No entanto, este investimento pode acarretar ainda um acréscimo nas despesas associadas ao imóvel. Sabe qual o impacto que esta ambição pode ter no cálculo do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)? E como evitar essa subida? Explicamos-lhe tudo. 


O que deve saber sobre o agravamento do IMI 

As variações nos custos de IMI estão associadas a dois fatores: as taxas definidas em cada município e o Valor Patrimonial Tributário (VPT) de cada imóvel. O VPT é definido pelas Finanças, considerando seis variáveis, a saber: 


Se eventualmente quer construir uma piscina em casa, convém direcionar a sua atenção para este último ponto. H2: Construir uma piscina: impacto no IMI A construção de uma piscina, bem como a presença de garagem, de campos de ténis ou de sistemas de climatização, por exemplo, provocam uma majoração do VPT. Esse incremento acontece, assim, devido ao coeficiente de qualidade e conforto. 

Para quem tenciona construir uma piscina, os coeficientes de agravamento do IMI são de 0,03, se o equipamento de lazer for coletivo, ou de 0,06, caso seja individual. Por conseguinte, no caso das piscinas de uso privado, o VPT do imóvel registará um aumento de 6%. 


Como contornar este agravamento? 

Se pretende construir uma piscina isenta de IMI, tem uma alternativa à sua disposição: optar por montar uma piscina acima do nível do solo. O cálculo do valor patrimonial do imóvel não contempla estes equipamentos de superfície, atendendo à facilidade com que podem ser instalados e removidos.

Está à procura de uma casa ou de um terreno para a construir (com ou sem piscina)? Consulte, então, a vasta oferta da Nolon e conte com o aconselhamento personalizado dos nossos profissionais!