O que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022?

Image from

Com a chegada de um novo ano, vieram novas regras para o setor imobiliário. Mudanças nos Vistos Gold e novas recomendações do Banco de Portugal sobre os prazos dos empréstimos à habitação são, assim, algumas das novidades do mercado imobiliário em 2022. Além disso, como ficarão os preços das casas durante este ano? Conheça os temas que vão determinar a evolução do mercado imobiliário. 


O que muda no mercado imobiliário em 2022? 

Desde 1 de janeiro de 2022, estão em vigor as novas regras do programa “Autorização de Residência para Investimento”, conhecido como Vistos Gold. Com a nova legislação, este mantém-se ativo apenas para os investidores estrangeiros que comprem imóveis no interior do país ou nas regiões autónomas da Madeira e Açores. Ou seja, os investimentos em imóveis nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto deixaram de ser elegíveis. 

Há, igualmente, novas normas aplicadas no crédito à habitação a ter em conta. O Banco de Portugal divulgou recomendações sobre os novos limites à maturidade máxima dos créditos à habitação em função da idade dos clientes bancários. 

Dessa forma, a partir de 1 de abril, para um mutuário com idade até 30 anos, a maturidade máxima do crédito à habitação deve ser de 40 anos. Quem tem idade entre 30 e 35 anos, o empréstimo à habitação não deverá ir além dos 37 anos. Já para os mutuários com idade superior a 35 anos, a duração máxima do contrato é de 35 anos. 


Como vão evoluir os preços da habitação em Portugal? 

E como vão evoluir os preços no mercado residencial? Os especialistas não anteveem uma correção dos preços e preveem que o mercado continue dinâmico. Portanto, a falta de oferta de habitação, o aumento da procura, a subida dos custos dos materiais de construção e os atrasos nos processos de licenciamento são alguns dos fatores que deverão contribuir para sustentar os preços no imobiliário. 


Se procura uma casa, consulte os imóveis da Nolon e obtenha aconselhamento junto dos nossos profissionais.