Quando são necessários fiadores no crédito à habitação?

Image from

Habitualmente, o processo de compra de casa implica o recurso a um empréstimo. Nesse sentido, os bancos analisam o pedido tendo em conta diversos parâmetros – como a taxa de esforço ou a situação profissional dos compradores – para avaliar a sua capacidade de cumprir com o pagamento das prestações mensais. Por vezes, é exigido que existam fiadores no crédito à habitação. Perceba melhor qual o seu papel. 


Fiadores no crédito à habitação: qual a sua função? 

A fiança é um tipo de garantia que os bancos podem exigir aos seus clientes para assegurar que o dinheiro emprestado é reembolsado. No caso dos fiadores, estes assumem os encargos se o titular do crédito à habitação deixar de ter capacidade para pagar as prestações. 

Tendo em conta as responsabilidades que recaem sobre o fiador de crédito à habitação, uma pessoa deverá ponderar os riscos associados antes de aceitar este papel.

Normalmente, o fiador é solicitado quando os bancos identificam que existe algum nível de risco de incumprimento de crédito por parte do cliente. Por exemplo, se este tem uma situação profissional menos estável. 


Crédito à habitação com fiador: quais os direitos? 

Apesar das responsabilidades que recaem sobre o fiador, existe um direito – benefício da excussão prévia – que dá alguma proteção. Este benefício permite ao fiador opor-se à execução dos seus bens enquanto o banco não tiver esgotado todos os bens do titular do crédito. Ou seja, em caso de incumprimento, a instituição financeira deve executar primeiro todos os bens de quem pediu o empréstimo. No entanto, é muito comum os bancos associarem à fiança uma cláusula em que o fiador renuncia ao benefício de excussão prévia


Se está a pensar em comprar uma casa, consulte os imóveis disponíveis no portal da Nolon e procure aconselhamento junto dos nossos profissionais. A Nolon pode guiá-lo neste processo.