Casas para restaurar baratas: dicas para house flipping

Image from

Conseguir detetar o potencial de imóveis antigos que se poderão transformar, após alguns investimentos na renovação, constitui, sem dúvida, uma ferramenta vital no mercado imobiliário. Procurar casas para restaurar baratas pode revelar-se uma alternativa económica e interessante, caso tenha em conta os fatores fundamentais para um house flipping de sucesso. 


Onde encontrar casas para restaurar baratas? 

Fora das grandes cidades, especialmente no interior do país, encontrará então os menores preços por metro quadrado. Contudo, se pretende seguir a tendência de house flipping e revender rapidamente o imóvel, após o restauro, lembre-se de que a procura é superior nas zonas urbanas. Assim, poderá considerar investir em casas para restaurar baratas, mais antigas, nas cidades. 

Alguns municípios que alojam bastantes edifícios com datas de construção anteriores a 1919, segundo o Censos de 2021, incluem, a saber: 

  • Lisboa — 8.322; 
  • Porto — 5.222; 
  • Vila Nova de Gaia — 3.275; 
  • Sintra — 1.942; 
  • Serpa — 1.919. 


Como escolher casas para restaurar baratas, garantindo o retorno do investimento? 

Nesse sentido, adquirir casas para restaurar baratas revela-se benéfico se tiver em mente os desafios de renovar um imóvel antigo. Problemas associados à deterioração com a idade ou à alteração dos standards de construção tornam-se comuns, mesmo em casas com apenas 40 anos, por exemplo. Aquando da aquisição, para evitar imprevistos desagradáveis, deve considerar alguns aspetos, a saber: 


Verifique a toxicidade dos materiais de construção originais 

Em casas edificadas antes de 1980, por exemplo, pode encontrar amianto. Também tintas perigosas à base de chumbo eram frequentes, principalmente nas habitações anteriores a 1940. Desse modo, deve removê-las e/ou efetuar nova pintura. 

Analise os possíveis problemas de humidade 

Devido a fugas de água, inundações ou danos causados pela chuva, mofos ou bolores proliferam em casas antigas. Portanto, importa removê-los com uma limpeza profunda. 

Examine a estabilidade do telhado 

Após algumas décadas, provavelmente deverá substituir o telhado, sobretudo se incluir madeira na estrutura. 

Avalie o estado das fundações 

À medida que uma habitação envelhece, torna-se, assim, mais vulnerável a infiltrações, danos pelo crescimento de raízes ou problemas de drenagem. Portanto, procure sempre rachas ou abaulamentos que careçam de reparações. 

Identifique instalações elétricas e canalizações antiquadas 

Considerando os avanços tecnológicos e regulamentares, pode compensar substituir a instalação elétrica, particularmente se encontrar fios expostos, com o revestimento desgastado. Principalmente em habitações anteriores a 1960, também a canalização exige atenção. Mesmo os canos de aço revestidos de zinco, que substituíram os de chumbo, vão perdendo o revestimento com o tempo. Danos no revestimento levam à corrosão e ao enferrujamento, ampliando o risco de ruturas. Portanto, esteja atento à cor da água das torneiras e à sua pressão. 

Procure, pois, por habitações com o mínimo de intervenções necessárias e preveja estas questões no orçamento da remodelação. Lembre-se: o objetivo de house flipping consiste em comprar e renovar com baixos custos, para assim obter lucro. 


Se procura casas para restaurar baratas, então conte com a equipa de especialistas da Nolon.